NOSSO TRABALHO E O VIII PRÊMIO ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO

A Alliance: Mania de Escrever Bem! sente-se extremamente honrada de poder ter feito toda a revisão das poesias vencedoras do VIII Prêmio Arthur Bispo do Rosário na categoria Literatura.  

O Prêmio Arthur Bispo do Rosário foi idealizado com um grande propósito: mostrar ao público trabalhos criados e produzidos por usuários de serviços  de Saúde Mental do estado de São Paulo. Todas as obras concorrentes, que envolvem as categorias Esculturas e Instalações; Pinturas e Ilustrações; FotografiasLiteratura; e Vídeos, são avaliadas e julgadas por profissionais experientes em cada uma dessas áreas.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo organiza e apresenta as obras vencedoras que, nesta edição de 2018, estão expostas na Estação Sé do Metrô (São Paulo) até o final de maio.

O objetivo é demonstrar que pessoas portadoras de algum tipo de sofrimento psíquico podem se expressar através da arte, garantindo toda o potencial e a real liberdade de expressão.

O patrono do Prêmio é o sergipano Arthur Bispo do Rosário, diagnosticado como esquizofrênico paranoide, que viveu por cinco décadas na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, RJ. Apesar de todo o sofrimento da clausura em um hospício, o artista pôde contribuir para a história da arte brasileira e somar forças para a construção da Luta Antimanicomial no nosso país. 

No início dos anos 60, Arthur Bispo trabalhou como “faz tudo” em uma clínica pediátrica, onde morou isolado no sótão e desenvolveu grande parte de sua produção artística. Morreu na Colônia, espaço manicomialista, que representou seu asilamento e marginalização. Mas o silenciamento buscado por esse tipo de instituição foi irrompido por sua arte. Infelizmente, milhares de pessoas foram e ainda são presas e caladas nos manicômios do país, sem que possam manifestar seus sentimentos e capacidades por meio da arte ou qualquer outra forma de expressão. 

O VIII Prêmio Arthur Bispo do Rosário simboliza para o CRP SP o compromisso real com o direito à liberdade e dignidade humanas, princípios da Luta Antimanicomial.

Imagem 1_Introdução
Imagem: Conselho Regional de Psicologia – São Paulo

Algumas poesias que revisamos

Poesia_2
Imagem: Conselho Regional de Psicologia – São Paulo
Poema
Imagem: Conselho Regional de Psicologia – São Paulo
Poesia_3
Imagem: Conselho Regional de Psicologia – São Paulo

Tomamos um cuidado extremo na revisão de todo os poemas. Cada alteração de vírgula, ponto e vírgula, ponto final, reticências foram cuidadosamente pensados para que não se interferisse em hipótese alguma no trabalho dos autores a fim de manter toda a carga de emoção e de afetividade com que escreveram suas obras. 

Até hoje, ao ler os poemas, nos emocionamos!

Como é possível que pessoas com problemas de transtornos mentais escreverem textos tão lindos, esculpirem trabalhos maravilhosos, pintarem telas belíssimas, tirarem fotos deslumbrantes e darem depoimentos emocionantes? Mas é para isso que serve a arte: para nos dizer que todo e qualquer ser humano é capaz de se expressar livremente e que tem de ter seu espaço garantido para essa manifestação. 

Imagem 2
Imagem: Conselho Regional de Psicologia – São Paulo

 

Imagem 3
Imagem: Conselho Regional de Psicologia – São Paulo

 

Confiram essas e outras obras de arte lá na Estação Sé do Metrô (São Paulo) Como eu disse, vai até o final de maio.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s